Textos Críticos


O erótico em facetas
Texto de Ivair Reinaldim para a exposição individual “ As Múltiplas faces da Rainha” na galeria Movimento, RJ.

A mostra As múltiplas faces da rainha abrange um número de pinturas e desenhos realizados por Viviane Teixeira nos últimos anos. Em comum, o conjunto integra o universo poético da artista, voltado para a concepção de imagens-narrativas em torno de cenas da vida na corte, e, em termos cronológicos, antecede a “instalação pictórica” apresentada tanto no Centro Cultural São Paulo (2015) quanto no Paço Imperial (2016). Diferentemente das exposições anteriores, contudo, os trabalhos aqui reunidos não evidenciam uma conexão prévia entre si, ressaltando seu caráter fragmentário e ao mesmo tempo autorreferente. Ou seja, constituem narrativas per se, de natureza autônoma e multifacetada, como o próprio título da exposição procura explicitar.

É notório que as personagens e cenas presentes nos trabalhos da artista nascem da conjunção de inúmeras referências – cartas de baralho, jogos de tabuleiro, artes cênicas, literatura, pinturas e narrativas históricas. Soma-se a isso um repertório imagético que engloba biologia, artes decorativas e indumentária. Todos esses elementos reunidos contribuem para conformar um mundo fantasioso particular, dando visibilidade ao imaginário da artista. Por serem mais ou menos reconhecíveis, tornam-se signos capazes de reforçar as histórias que os trabalhos representam e mesmo de estimular a construção de novas narrativas. No entanto, essa dimensão acaba encobrindo (ou servindo como pretexto para não se abordar) outras características do trabalho, como, por exemplo, a exteriorização do erótico.

Embora o termo erotismo pareça apropriado, sobretudo no que tange aos trabalhos que a artista vem desenvolvendo, visto a dimensão sexual que atravessa muitas de suas figuras, é possível que o mesmo reduza o sintoma que essas imagens explicitam a um lugar-comum. Por isso o uso do termo erótico torna-se preferencial, entendido aqui como aquilo que antecede o que a opção pelo sufixo “ismo” costuma categorizar. O erótico expressa-se na inquietude sexual existente na ambiência das cenas, nas poses e relações que as personagens estabelecem entre si, no caráter por vezes ambíguo da representação dos gêneros. São personagens que desejam, que tencionam continuamente sua relação com o ambiente e com aqueles que as observam: o espectador torna-se assim uma espécie de voyeur, alguém que não só observa um acontecimento – como público ou mesmo, de modo sorrateiro, no canto da sala, por detrás da cortina ou através do buraco de uma fechadura –, mas presencia inquieto algo que se explicita diante de seus olhos. Ou seja, torna-se, querendo ou não, ser desejante.

Há ainda outra circunstância relacionada ao erótico, não menos evidente; no entanto, cabe reforçar, menos literal. O estímulo sensorial que formas, linhas, cores, pinceladas e texturas instigam naqueles que observam essas obras também é capaz de promover uma percepção múltipla da tensão erótica existente nos trabalhos. Para além das imagens reconhecíveis, esses elementos da linguagem pictórica e gráfica despertam a vontade do toque, a temperatura, o delírio e a lascívia – passam do visual ao apelo háptico, são capazes de provocar as mais diferentes relações sensoriais, explorar a fantasia, a excitação, o libidinoso, o desconforto, a repulsa –, tornam-se fetiche plástico-visual. No que tange ainda à fatura desses trabalhos, embora a formação em belas artes e a atuação no restauro e conservação de pinturas históricas constituam facetas de Viviane Teixeira, a artista destaca-se pela ousadia, ao desvirtuar um conjunto de saberes técnicos e estéticos, repertórios formais e visuais, de modo a explorar uma capacidade provocante e, em certos momentos, perturbadora de figurar o fantástico, o subversivo, o visceral, enfim, o erótico.

O trabalho de Viviane Teixeira possui uma natureza ambígua, pois seu colorido, seu repertório visual, seu caráter lúdico poderiam agradar sem reservas; porém, muitas vezes, promovem o contrário: um encontro com aquilo que incomoda, que desconcerta, que provoca. Quando a arte pretende simplesmente agradar e os protocolos do estético garantem resultados satisfatórios, a atmosfera decadente e voluptuosa desses trabalhos parecem apontar para algo que a linguagem não é capaz de conter ou definir, aquilo que só a visceralidade do querer permite externar. A rainha, mais que um signo, constitui uma imagem polivalente, obtusa, dúbia, um ser cujo desejo (poder) reforça a capacidade de assumir inúmeras faces, circular por diferentes contextos, transformar-se e provocar transformação.


The erotic in facets 

The showcase As múltiplas faces da rainha (The queen’s multiple facets) gathers a number of Viviane Teixeira’s paintings and drawings from recent years. The pieces constitute the artist’s poetic universe, which, in this case, creates an assemblage of narrative images referring to aristocratic life. In chronological terms, this collection precedes the “pictorial installation” displayed in both the São Paulo Cultural Centre (2015) and in Rio de Janeiro’s Paço Imperial (2016). However, differing from previous exhibitions, the works that are gathered here don’t portray a connection between themselves, reaffirming their fragmentary character which is, at the same time, self-referential. In other words, they constitute per se narratives that are of autonomous and diverse nature, as the title of the exhibition yearns to explain. 

It is notorious that the characters and scenes present in the artist’s work are born from a compilation of numerous references - cards, board games, theatre, literature, paintings and historical narratives. A repertoire of images that includes influences from the fields of biology, decorative arts and fashion also adds on to that list. Once gathered, all of these elements contribute to build a private world of fantasy, casting light on the artist’s imagination. Because they are, to a certain extent, recognisable, they become symbols capable of reinforcing the stories that the works represent and stimulating the construction of new ones. However, this dimension ends up covering up (or serving as an excuse to ignore) other aspects of the work, like, for instance, the exteriorisation of the erotic. 

Even though the term eroticism seems appropriate, especially when it comes to the works the artist has been developing, seeing a clear sexual atmosphere permeates most of her production, it is possible that it reduces the symptom that these images exert to familiarity. Therefore, the use of the term erotic becomes preferential, since it precedes what the term eroticism usually categorises (restricts). The erotic expresses itself in the sexual restlessness present in the scenes, in the gestures and relationships that the characters establish between themselves and in the somewhat ambiguous tone that comes with gender representation. They are characters that desire, that test their relationship with their environment and with those that observe it: the spectator becomes a species of voyeur, someone that doesn’t only observe - as a viewer, or, even, in a sneaky way, in the living room corner, behind the curtains or through the keyhole - but restlessly experiences something unfolding before their eyes. Wanting to or not, the spectator becomes a desiring being. 

There is still another aspect related to the erotic - not less evident, yet, less literal. The sensory stimulus that forms, lines, colours, brushstrokes and textures provoke in the observer is also capable of promoting a multiple perception of the erotic tension existent in the works. Beyond recognisable images, these elements of pictorial and graphic language awaken a desire for touch, temperature, delirium and lust - they cross the visual boundary into an appeal for palpability and are capable of encouraging the most different sensory relations, exploring fantasy, arousal, sensuality, discomfort, repulsion - becoming a visual fetish. When it comes to the making of these pieces, even though a degree in Fine Arts and a role in restoration and conservation of historical paintings equip Viviane Teixeira’s capability, her aura results from her singular audacity, her courage to break through formal and visual protocol in an attempt to explore a provocative and disturbing ability of conveying the fantastic, subversive, visceral, erotic. 

Viviane Teixeira’s work possesses an ambiguous nature. Her use of colours, visual repertoire and lyrical tone of painting could serve without reservations, however, most times, they promote the opposite: an encounter with what disturbs, surprises, provokes. When art’s purpose is simply to enchant or embellish and conventions of aestheticism guarantee satisfactory results, the decadent and voluptuous atmosphere of these pieces seem to point to something language can’t define, that which only the viscerality of desire allows to externalise. The queen, more than a symbol, constitutes a polyvalent image, obtuse, dubious, a being whose desire (power) reinforces a capacity of assuming numerous facets, circulating through different contexts, transforming herself and provoking transformation.

Ivair Reinaldim



Na sala do trono, o ritual beija-mão 
Texto de Ivair Reinaldim para a exposição The Queen seated inside her Castle (Paço Imperial / RJ, 2016)

Há algum tempo, nas salas do Paço Imperial, costumava ocorrer um evento bastante célebre no Rio de Janeiro, então capital do reino português: o chamado ritual beija-mão. Tratava-se de uma cerimônia pública em que o monarca permitia que seus súditos, fossem nobres ou plebeus, beijassem sua mão como sinal de reverência, mas também de subordinação. Nessa ocasião havia um protocolo específico a ser seguido: a pessoa adentrava no recinto, aproximando-se lentamente, ajoelhava-se diante do rei, para então beijar-lhe a mão direita estendida. Em seguida levantava-se, fazia outra genuflexão e se retirava pelo lado oposto. Tal ritual, aparentemente simples, exercia enorme fascínio na população e tinha importante significação política: era uma cerimônia rotineira que reforçava a posição protetora do rei e invocava o respeito à monarquia. O beija-mão chegou a ser tão popular no Brasil que se prolongou pelo restante do século, perpetuando-se por todo o Império.

Passado esse período, hoje, ao adentrarmos em uma das salas do Paço, somos convidados a tomar parte de um novo ritual beija-mão que se desenrola entre as personagens das pinturas da artista Viviane Teixeira. De fato, não participamos efetivamente da cerimônia; dela somos apenas espectadores, acompanhamos os papéis desempenhados por cada um dos presentes, os protocolos, a troca de olhares, a devoção inabalável e as possíveis confabulações; enfim, a máquina desejante que move cada engrenagem desse jogo político, mas sobretudo erótico. Nessa solenidade, no entanto, como objeto de veneração e símbolo de poder, ao centro do ritual, evidencia-se a presença de uma figura feminina. Temos diante de nós uma rainha impassível, solitária, sentada em seu trono, de onde assiste ao cortejo de seus súditos e ao mesmo tempo é vigiada por seu valente guardião e reverenciada pelos três reis malditos. Há uma forte visceralidade nessas personagens híbridas, que apresentam certas características humanas, mas extrapolam qualquer vínculo com a realidade. O conjunto dessas pinturas dispostas no espaço expositivo compõe uma corte fantasiosa, sobreposta a outra que outrora existiu nesse mesmo lugar.

Além das referências históricas, fazem parte ainda do universo poético de Viviane Teixeira as fontes literárias, a atmosfera das artes cênicas, as iconografias das cartas de baralho e do jogo de xadrez, assim como da história da arte, tudo isso associado a memórias afetivas e à maneira peculiar como a artista elabora o cruzamento desse reservatório de narrativas e imagens, criando um mundo arquetípico próprio. Por outro lado, destaca-se igualmente o modo como associa essa pesquisa temática/visual à investigação pictórica, ao uso das cores saturadas e à preferência pela pincelada carregada, sua materialidade opulenta, a escala imponente das pinturas e a atmosfera solene, por vezes decadente, da ambientação. Não saímos indiferentes desse ritual pictórico e imagético. Em terra de rainhas e reis, de histórias de poder, erotismo e submissão, de gestos de contenção e de excessos, dos desejos recônditos e das aspirações mais lascivas, somos compelidos a fabular e a fazer parte desse cortejo. Onde se beija a mão, os olhos aspiram muito mais que os dedos.


In the throne room, the hand-kissing ceremony

Some time ago, a very well-known ritual used to take place in the halls of Paço Imperial, when Rio de Janeiro was the capital of the Portuguese kingdom: the hand-kissing ceremony. In this public event, the monarch allowed his subjects, high- and low-born alike, to kiss his hand as a sign of veneration, but also of subordination. There was a specific protocol that had to be followed: the person would enter the room, walk slowly towards the king, kneel down in front of him, and then kiss his extended right hand. They would then stand up, make another bow, and leave on the opposite side of the room. This apparently simple ritual exerted considerable fascination over the population and had major political significance: it was a routine ceremony that reinforced the position of the king as protector and invoked respect for the monarchy. Hand-kissing became so popular in Brazil that it continued throughout the rest of the century, lasting until the end of the imperial period.

Now, long afterwards, when we enter one of the rooms in Paço Imperial, we are invited to partake of a new hand-kissing ritual involving the characters in the paintings by artist Viviane Teixeira. In fact, we do not take part actively in the ceremony; we are mere spectators, observing the roles taken on by each of those present, the protocols, the exchanged glances, the unshakable devotion, and the potential confabulations; ultimately, the desiring-machine that drives each cog in this political and, especially, erotic game. Yet in this ceremony, the object of veneration and symbol of power at the center of the ritual is a female figure. We are confronted by an impassive, solitary queen seated on her throne, from which she observes her subjects’ reverences and is herself watched by her valiant guardian and venerated by three accursed kings. These hybrid characters are extremely visceral and display certain human features, while extrapolating any link with reality. This set of paintings hanging in the exhibition space constitutes a fantastical court superimposed on another one that once existed in this very place.

Alongside the historical references, Viviane Teixeiras’s poetic universe also draws on literary sources, the atmosphere of the performing arts, the iconography of playing cards and chess, and the history of art, all associated with emotional memories and the peculiar way the artist interconnects this repository of narratives and images, creating an archetypal world all of her own. Meanwhile, the way she associates this thematic/visual inquiry with pictorial investigations, the use of saturated colors, and a preference for thick brushstrokes, their opulent materiality, the imposing scale of her paintings, and the solemn, sometimes decadent atmosphere of the setting is equally worthy of note. We do not leave this pictorial, imaginal ritual untouched. In a land of kings and queens, stories of power, eroticism and submission, gestures of containment and excess, hidden desires and the most lascivious of aspirations, we are compelled to make believe and join in the reverence. Where a hand is kissed, the eyes aspire far more than the fingers.

Ivair Reinaldim




The Queen seated inside her Castle  
Texto de Beatriz Lemos apresentado em exposição individual realizada no Centro Cultural São Paulo - CCSP,  2015/2016

Ao fundo se avista a Rainha, bela e poderosa, sentada em seu trono à espera do grande ritual. Os súditos se apressam. Correm de um lado a outro, atentos a todos os detalhes para a mais sublime perfeição. Não será tolerado o mínimo erro na exuberância, sequer um fiapo de linha visível nos trajes ou qualquer amassadinho nas roupas de algodão. A coreografia se desencadeia e os sete súditos se posicionam no salão em fila, de cabeça erguida. O momento esplêndido de reverência está se aproximando. Concentrados, eles iniciam a meditação dos iogues, se conectam com o eu profundo, que é o dispositivo para a corporificação dos pecados que herdaram da Rainha em uma cerimônia de incorporação. 

Em ordem decrescente de suavidade dos vícios monárquicos, caminham em direção à Ela: avareza, inveja, preguiça, gula, ira, soberba e luxúria. Diante da majestade se ajoelham e lhe beijam a mão, mentalizando a plenitude da humildade e compaixão. Não se trata de um protocolo qualquer. Estamos em pleno Ritual Beija-Mão, onde a etiqueta cerimonial ocorre como dramatização ritualística psicomágica. O inconsciente da Rainha – que como legítima representante do divino em terra, se funde em um só corpo com vassalos e corte – toma atos simbólicos como se fossem reais, através de atos metafóricos encenados.  Os pecados corporificados defrontam a soberana, clamando-lhe empatia e generosidade para os delitos do prazer. 

Dias de psicomagia no reino são dias de louvor à arte. Respira-se música, teatro, artes plásticas e poesia como oferendas ao deus Dionísio. São períodos de pleno encantamento. Sentimentos de afeto evaporam pela pele, se tornando linguagem de troca e aprimoramento intelectual. Todos os corações ardem. Menos o da Rainha. Para sua proteção, os Guardiões Reais Vermelhos (fêmea e macho) zelam por seu mais puro sentimento, pois é sabido que este é a maior ventura de todo o reino. O destino em modo tangível e a mais potente arma bélica dos humanos.

Em meio a tanta embriaguez de almas, a Rainha remanesce em seu trono, coexistindo com o vazio no assento de seu lado esquerdo. Não se sabe ao certo se ele chegará à tempo. Sua presença é sempre uma incógnita nos dias de rituais. E essa impossibilidade de controle é a única coisa, em todo o reino, que abala a Rainha. Mas mesmo no desequilíbrio das emoções ela continua imóvel e impávida em sua magnificência.


The Queen seated inside her Castle  

In the background we catch a glimpse of the Queen, beautiful and powerful, seated in her throne awaiting the great ritual. Her subordinates hurry. They run from one place to another, controlling every detail for the moment of sublime perfection. A minimum error in exuberance will not be tolerated. A thread won’t be seen peaking out of an outfit, a crease won’t greet a cotton dress.  The choreography begins and the seven subordinates line up in the salon, their heads up high. The splendid moment of courtesy is closer now. Concentrated, they connect between themselves and start their meditation, using what the Queen awarded them with in a ceremony of incorporation to embody all sins.

In decreasing order of monarchic addictions, they walk towards her: greed, envy, sloth, gluttony, wrath, pride and lust.  Standing before their majesty they kneel and kiss her hand, imagining plenitude, humility and compassion. It is not about following protocol. We are in midst of the hand-kissing ritual, where cerimonial etiquette occurs as a dramatisation of the ritual’s psycho-magic. The Queen’s subconscious - which, as a legitimate representative of the divine on Earth, becomes one with her subordinates and the court - takes symbolic acts as if they were real, through staged metaphors. The embodied sins confront her sovereignty, crying for her empathy and generosity when it comes to the crimes of pleasure. 

Days of psycho-magic in the court are days of praising art. They breathe music, theatre, fine art and poetry like offers to the god Dionysus.  These are periods of pure enchantment. Feelings of affection evaporate through the skin, becoming language in exchange of intellectual improvement. All hearts ache. Except the Queen’s. For her protection, the royal red guardians (female and male) care for her purest sentiment, knowing that its the biggest venture of all queendom. Destiny in its palpable form is the most potent human weapon.

In midst of such inebriation of souls, the Queen remains in her throne, coexisting with the emptiness of the seat on her left side. No one knows if he will arrive on time. His presence is always a mystery on ritual days. This impossibility of control is the only thing that affects her.  Nevertheless, even in  her emotional instability, she lives on, motionless and undaunted in her magnificence.


* * *


The Queen seated inside her Castle – A Rainha suplente, capítulo II translates a project of symbolic transfiguration of the exhibition space at São Paulo’s Cultural Centre (CCSP).  From a narrative perspective, Viviane Teixeira’s paintings inaugurate a ritual of nobility, with the Queen and her subordinates dialoguing under the protocol of the dimensions and disposition of the works within the space.

The artist proposes a fictional environment in which the exhibition is its own narrative. An imaginary court, led by a Queen of absolute power who uncovers social, emotional and gender relational conflicts. Customs imposed by an inherited tradition are portrayed in theatrical movements, actions like involuntary reflexes. In this fable, the seven deadly sins are also present, personified as the Queen’s subordinates in the hand-kissing ritual, and, therefore, as emotional mirrors echoing the routine of this empire/society.

Subjective approaches of a micro-reign of fantasy, that, portrayed in assemblages of throbbing colour take us back to the cruel magic of children’s books. After all, queens and princesses, in all stories, are always the prettiest and the loneliest.

Beatriz Lemos



"(...) Características marcantes na pintura da artista são as dimensões de suas telas, as cores escolhidas para suas composições e a materialidade impregnada sobre sua superfície. Mas estes três aspectos apenas ressaltam o domínio dos procedimentos e algum nível de convicção em seu processo de investigação. O que surpreende de fato é a força das imagens criadas, o forte teor erótico presente em grande parte de suas pinturas e o apelo narrativo que pode ser assinalado nos últimos trabalhos. É essa dimensão pungente que agiganta suas telas, as personagens representadas e evidencia ainda mais a dinâmica de “jogo” que paira entre um trabalho e outro (entre suas referências, estão cartas de baralho, cartas de tarot, jogo de xadrez, etc.). Contrastando com as pinturas, mas não menos densos, os “desenhos” de Viviane Teixeira reforçam a criação de um universo poético particular, calcado na noção de jogo, na articulação de elementos em superfície e tridimensionais." 

Ivair Reinaldim



Viviane Teixeira – Trecho do texto realizado por Mario Gioia para a exposição de inauguração coletiva Scénario.

A exuberante plasticidade da obra de Viviane Teixeira tem sketches construídos apuradamente, mas que também não se fecham ao acidental advindo do processo. No cuidadoso grafismo de seus trabalhos gráficos, não deixam de estar presentes alguns atributos da sua peculiaridade pictórica – o trabalho cromático, o emprego de elementos não usuais, a atmosfera algo enigmática. Em algumas das peças, também o gráfico e o tridimensional se confundem, com suas definições mais conhecidas sendo borradas. E, em especial, as telas de grande escala geram leituras até de espanto – a acrílica disposta em generosos campos de cor é por vezes ‘corroída’ por uma outra materialidade, em que seu caráter arranhado, ruidoso, é decisivo na configuração de um ambiente extravagante e em que jogos de poder e do corpo acabam por criar uma contemporaneidade conflitiva e estridente.